Austrália será o primeiro país a exigir que Facebook e Google paguem por notícias

Do Canal Tech:
A Austrália será o primeiro país a exigir que Facebook e Google paguem pelo conteúdo de notícias produzidos pelas empresas de mídia. Para isso, a remuneração será feita a partir de um sistema de royalties que se tornará lei ainda este ano. O objetivo, segundo o governo local, é proteger o Jornalismo independente praticado mundo afora.
“Trata-se de uma oportunidade justa para as empresas de mídia australiana. Trata-se de garantir que aumentemos a concorrência, a proteção ao consumidor e um cenário de mídia sustentável”, disse Josh Frydenberg, tesoureiro do governo australiano. “Nada menos do que o futuro do cenário da mídia australiana está em jogo. Para cada US$ 100 gasto em publicidade online na Austrália, excluindo os classificados, quase um terço vai para o Google e o Facebook”, completa.
Após uma investigação sobre o estado do mercado de mídia e o poder das plataformas dos EUA, o governo australiano, no final do ano passado, disse ao Facebook e ao Google para negociar um acordo voluntário com as empresas de mídia para usar seu conteúdo. Essas negociações não chegaram a lugar algum e as autoridades locais agora dizem que, se um acordo não puder ser alcançado através de arbitragem dentro de 45 dias, a Autoridade Australiana de Comunicações e Mídia estabeleceria termos juridicamente vinculativos em nome do governo.
A medida ocorre quando os gigantes da Tecnologia vêm rejeitando pedidos em todo o mundo por uma maior regulamentação. E ela acontece um dia depois de Google e Facebook (além de Apple e Amazon) serem atacados por congressistas dos EUA, por suposto abuso de poder de mercado, durante audiência no Congresso na última quarta-feira (29).