Apoie o DCM

Áustria vai ser o 1° país europeu a ter vacinação obrigatória contra a Covid-19

Veja a Áustria
Bandeira da Áustria. Foto: Wikimedia Commons

Áustria vai se tornar, em fevereiro, o primeiro país da Europa a obrigar os cidadãos a se vacinarem contra a Covid-19, diz a RFI.

LEIA MAIS:

1 – Ministros do STF entram em guerra para defender candidatos ao STJ

2 – VÍDEO: Agricultora relembra Brasil antes de Lula: “Governo não ligava para pobreza”

3 – Após dizer que ômicron é bem-vinda ao Brasil, Bolsonaro defende autoteste

O que a Áustria vai fazer?

Chanceler austríaco, Karl Nehammer, afirmou que os que recusarem a se imunizar estarão sujeitos a multas elevadas.

Numa entrevista coletiva, o chefe de governo conservador – que comanda o país em uma coalizão com os ecologistas – afirmou que a medida, para os maiores de 18 anos, entrará em vigor no começo do próximo mês.

“É um projeto sensível, mas conforme à Constituição”, disse o chanceler.

Governo prevê “uma fase de adaptação” para que os não vacinados tenham a possibilidade de mudar de ideia até “meados de março”, explicou o conservador.

Após esse período, haverá fiscalização da aplicação da futura lei. Ele adiantou que os que não estiverem em dia, estarão em situação de “delito, passível de sanções” financeiras que variam de 600 a 3.600 euros (R$ 3.790 a R$ 22.750), nos casos de reincidência.

Tema divide a sociedade austríaca – 78,5% da população já completou a vacinação, um índice considerado baixo, na comparação com outros países ocidentais. Durante toda a semana, acalorados debates ocorreram no Parlamento em torno do projeto.

No sábado (15), 27 mil pessoas voltaram às ruas de Viena e em outras cidades para protestar contra a medida, acusada de violar as liberdades individuais.

Protestos contam com o apoio da extrema direita, mas os partidos Social Democrata e Liberal, além dos Verdes, apoiam a iniciativa de Nehammer. 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link