Autor de ataque contra sinagoga na Alemanha postou vídeo na internet

Publicado em 9 outubro, 2019 8:47 pm
Atiradores deixam dois mortos perto de sinagoga. Polícia age no local. Foto: AFP

Da Rádio França Internacional:

O autor do atentado em Halle, Alemanha, publicou um vídeo do ataque na plataforma de streaming ao vivo Twitch, informou uma porta-voz do site especializado em e-sports e videogames. O ataque teria sido cometido por vários homens armados e um dos suspeitos, foi detido. Duas pessoas morreram no atentado em frente à sinagoga nesta quarta-feira (9).

O suspeito detido estaria ferido, segundo fontes policiais. As imagens do ataque postadas foram retiradas “o mais rápido possível” disse a porta-voz do Twitch. O site garantiu que “todas as contas que publicaram ou republicaram o vídeo deste ato abominável” foram suspensas, sem especificar, no entanto, quanto tempo este material esteve disponível on-line.

A postagem do agressor lembra a estratégia do supremacista branco que em março deste ano conseguiu transmitir ao vivo pelo Facebook seu ataque contra uma mesquita em Christchurch, na Nova Zelândia, no qual matou 51 muçulmanos. Ele também mostra a dificuldade em impedir a difusão de imagens como estas na internet.

Depois do atentado de Christchurch, vários governos exerceram pressão sobre as redes sociais para que impeçam a transmissão de atos violentos em suas plataformas. Plataforma Twitch é usada sobretudo por jogadores de videogame para demonstrar suas habilidades. Ela foi comprada em 2014 pela Amazon, que pagou US$ 970 milhões na transação.