Apoie o DCM

Autor de livro censurado revela ter sido confundido com traficante por policial no RS

Escritor Jeferson Tenório. Foto: Katia Marko

O escritor Jeferson Tenório revelou na terça-feira (2) ter sofrido uma abordagem policial enquanto participava de uma sessão de fotos para o jornal The New York Times no Parque da Redenção, em Porto Alegre (RS). O episódio ocorreu no dia 25 de março deste ano. Ele é autor do livro “O avesso da pele”, recentemente retirado de circulação de escolas do Mato Grosso do Sul e do Paraná.

Em uma publicação no Instagram, Tenório disse que a abordagem ocorreu porque ele suspostamente teria as características de traficante que atuaria no local. A sessão de fotos fazia parte de uma matéria sobre o livro “O Avesso da Pele”, que tem como tema as abordagens policiais a homens negros motivadas pelo perfilamento racial – prática que utiliza critérios subjetivos para justificar ações policiais.

“Sob a mira da arma, fomos revistados. Neste momento comecei a suar frio e fiz um esforço para manter minhas mãos na cabeça, fiquei nervoso pois todas as imagens de violência policial que tanto critico, estava novamente acontecendo comigo”, relatou. “Mandaram baixar as mãos lentamente, a partir desse momento todas as explicações da abordagem foram dadas para o fotógrafo, que era um homem branco. Fui ignorado como se não merecesse a explicação”, acrescentou Tenório.

Segundo o escritor, essa foi sua 16° abordagem policial. “Ficou claro, na avaliação da polícia, que eu seria um traficante e o fotógrafo o usuário”, disse.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link