Autoridades alemãs assinam petição pela soltura de Assange

Do Sputnik News:
Uma petição publicada em assange-helfen.de foi assinada pelo ex-ministro das Relações Exteriores Sigmar Gabriel, ex-chefe do interior Gerhard Baum e ex-ministra da Justiça Katarina Barley. O número de signatários se aproximava de 400 no momento da redação.
Mais de 130 ex-ministros, legisladores, jornalistas e figuras culturais alemãs lançaram uma campanha na quinta-feira para pressionar o Reino Unido a libertar Julian Assange, fundador do WikiLeaks.
“Instamos o Reino Unido a libertar Julian Assange da custódia imediatamente para que ele possa se recuperar sob supervisão médica especializada e exercer seus direitos fundamentais sem impedimentos”, diz o documento. Baum disse durante uma coletiva de imprensa realizada em Berlim para anunciar a petição que foi assinada por socialistas, verdes, liberais e esquerda, mas apenas um membro do partido conservador. Também foi feito um apelo ao governo alemão para participar da campanha de pressão.
Assange passou sete anos na Embaixada do Equador em Londres depois de pular a fiança e pedir asilo político em 2012 para evitar a extradição para os Estados Unidos devido a um grande vazamento de telegramas classificados que expuseram transgressões dos EUA durante as guerras do Iraque e do Afeganistão.
(…)