Autorização emergencial de vacina contra Covid só valerá para o SUS, diz Anvisa
Do Extra
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quarta-feira que a autorização de uso emergencial de vacinas contra Covid-19 só poderá ser utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A agência afirmou ainda que a autorização pode ser suspensa a qualquer momento caso seja verificado algum evento adverso.
— Essas vacinas não poderão ser comercializadas, então só poderão ser utilizadas no que chamamos de uso institucional. Só poderão ser destinadas a programas de governo para que se possa ter um controle e para que esteja claro que isso não é um registro, é uma autorização com uso emergencial com foco muito específico — explicou o gerente-geral de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, durante entrevista coletiva por videoconferência.
O gerente-geral de medicamentos declarou que, neste momento, não foi feito nenhum pedido de uso emergencial da vacina à Anvisa. Ele ainda ressaltou que a autorização de emergência é temporária –portanto, não prevê possibilidade de uso irrestrito.
(…)