Apoie o DCM

Auxiliar de Damares dribla Saúde e pede que conselheiros tutelares sejam priorizados na vacinação

Do Estadão

Maurício Cunha e Damares Alves

Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha enviou ofício a prefeituras em que pede a inclusão de conselheiros tutelares no grupo de prioridades da vacinação contra a covid-19. O requerimento vai de encontro à orientação do próprio Ministério da Saúde, que não prevê a imunização destes profissionais antes dos demais.

A secretaria de Cunha é ligada ao Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, comandado por Damares Alves. Em vez de buscar a Saúde, responsável pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), o secretário fez o pedido diretamente aos prefeitos.

No ofício, o secretário argumenta que há cerca de 30 mil conselheiros no País e que estes profissionais não interromperam as suas atividades por causa do coronavírus – seriam, inclusive, bastante demandados na pandemia: “Muitas crianças e adolescentes foram mantidos em casa com aqueles que violam seus direitos, muitos deles sofrendo violência contínua”.

Ele diz que estes profissionais atuam de forma “transversal” às atividades de segurança e educação, que estão contempladas na lista de prioridades. (…)