Apoie o DCM

Auxiliar de enfermagem mostra o ‘dedo do meio’ a paciente em hospital: ‘Tratada como um lixo’

 

 

Do G1:

“O desrespeito que sofremos por esta senhora que nos mostra o dedo no lugar de seu crachá é o mesmo que todos nós brasileiros somos vítimas quando precisamos dos serviços públicos”. O desabafo é da gestora Cláudia Alexandra Spagnol, de 47 anos, após passar pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itanhaém, no litoral de São Paulo.

Cláudia esteve na UPA na sexta-feira (4) para acompanhar a esposa, a cozinheira Marta José do Nascimento Nunes Spagnol, de 53 anos, então com suspeita de caxumba. Elas alegam terem sido destratadas por funcionários, enquanto aguardaram por quase 10 horas o diagnóstico de uma médica que, segundo ambas, nem olhou para a cara delas.

(…)

Cláudia explica que pediu a identificação de três funcionários que estavam na recepção, pois nenhum deles portava crachá durante o atendimento. “Eles não informaram. Foi quando eu comecei a filmar para mostrar o que estava acontecendo e como nos tratavam. Eu fiquei indignada. Aí a mulher mostrou o dedo do meio para a gente”.

(…)

Indignadas, Cláudia e Marta chegaram em casa na noite de sexta-feira ainda sem acreditar pelo o que passaram. Elas escreveram um desabafo em uma rede social, que repercutiu na internet junto com as imagens que mostram a auxiliar de enfermagem fazendo o gesto e as ameaçando de processa-la pela filmagem.

O secretário de Saúde de Itanhaém, Fábio Crivellari Miranda, informou, por meio da assessoria de imprensa, que a funcionária autora do gesto é uma auxiliar de enfermagem. A Prefeitura afirmou ainda que um procedimento administrativo vai ser aberto na próxima semana para apurar o ocorrido na UPA. Os envolvidos serão ouvidos.