Auxílio Brasil não teve efeito eleitoral esperado, avalia campanha de Lula

Segundo os integrantes da campanha do ex-presidente Lula (PT) ouvidos pela Folha de S.Paulo, a pesquisa Datafolha divulgada na noite de quinta-feira (1), indicou que os ganhos eleitorais do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), com o resultado do Auxílio Brasil vêm se mostrando limitados.
O levantamento encomendando pela Globo e o jornal Folha de S.Paulo, exibiu que o candidato do PT oscilou de 47% para 45% das intenções de voto, enquanto seu principal concorrente, mantém-se estável com 32%.
A campanha do PT comemorou o fato de Bolsonaro não ter crescido tanto quanto o adversário esperava. Para eles, isso deixa evidente que o presidente não tem colhido os frutos eleitorais desejados com o aumento do Auxílio Brasil para R$ 600 e com as reduções no preço dos combustíveis.
De acordo com o ex-governador do Piauí Wellington Dias (PT), Dias afirma que mesmo com os números expostos pela pesquisa, ainda há chances de vitória em primeiro turno. O ex-governador declara também, que o candidato petista à presidência continuará trabalhando para buscar votos de indecisos e daqueles que avaliam anular ou votar em branco.
“Há sintonia com outras pesquisas presenciais que mantêm a real possibilidade de decisão do povo no primeiro turno”, diz ele. “Vamos seguir trabalhando muito nas cinco regiões do país, em cada estado e no Distrito Federal para ganhar a confiança de eleitores e eleitoras que estão com posição de indecisos, que pensam em anular o voto ou votar em branco”, continua Dias.
A pesquisa Datafolha foi realizada após o primeiro debate presidencial no último domingo (28), pela Band. A pesquisa, entrevistou cerca de 5.734 eleitores entre os dias 30 de agosto e 1.º de setembro, em 285 municípios. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no protocolo sob o número BR-00433/2022.