Apoie o DCM

Avaliação negativa de Bolsonaro diminui após internação, diz pesquisa

Bolsonaro está internado por causa de obstrução intestinal. Reprodução

De acordo com pesquisa realizada pela EXAME/IDEIA, a internação do presidente Jair Bolsonaro tem feito com que a sua popularidade melhore.

Bolsonaro está internado desde quarta-feira (14) no Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, por causa de uma obstrução intestinal.

Na pesquisa concluída nesta quinta-feira (15), 51% da população definiu o governo do presidente como ruim ou péssímo. Na semana passada, o índice era de 57%.

Os que avaliam o governo como ótimo ou bom saíram de 20% para 26% e como regular eram 22% na pesquisa do dia 8 de julho, e agora são 20%.

A pesquisa EXAME/IDEIA ouviu 1.258 pessoas entre os dias 12 a 15 de julho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares.

Para o fundador do IDEIA Maurício Moura, a diferença obtida entre as pesquisas foi influenciada pelo estado de saúde do presidente.

“Percebemos uma sensação mais positiva dos entrevistados em função da internação do presidente. Vale ressaltar que os chefes de Estado quando hospitalizados melhoram sua popularidade. Exemplos recentes são o Boris Johnson, no Reino Unido, e o próprio Donald Trump, que apesar da derrota na eleição, subiu nas pesquisas quando teve covid-19. Sem mencionar as melhorias históricas de Ronald Reagan, quando foi operado após o atentado, e Dwight Eisenhower, depois de sofrer um ataque cardíaco”, afirma.

Com informações de Exame