Apoie o DCM

Avião caiu por “estresse e erro humano”, dizem autoridades do Nepal

Uma visão geral das pessoas reunidas após a queda de um avião em Pokhara, Nepal, neste domingo (15) — Foto: Reuters

As autoridades do Nepal finalizaram as investigações sobre o acidente aéreo ocorrido em janeiro de 2023, e concluíram que um possível erro do piloto tenha sido a causa principal da tragédia. O relatório destaca o uso equivocado de uma alavanca e fatores humanos, como alta carga de trabalho e estresse, como elementos contribuintes para o desastre.

O acidente, que resultou na morte de todas as 72 pessoas a bordo, foi registrado em vídeo por um dos passageiros. O relatório aponta que uma “operação inadvertida” dos controles cortou o impulso do avião, levando à perda de altitude e subsequente queda. A tripulação não percebeu os sinais de alerta relacionados à parada das hélices.

O avião envolvido no acidente era um bimotor ATR 72, pertencente à Yeti Airlines, e fazia a rota entre Katmandu e Pokhara. O relatório enfatiza que tecnicamente o avião estava em boas condições, mas destaca uma “manobra ruim de origem humana” como o elemento desencadeador da tragédia.

A aviação civil nepalesa enfrenta desafios relacionados à falta de manutenção de equipamentos e aplicação negligente das regras de segurança. O setor, essencial para regiões remotas e turismo, tem sido impactado por recomendações internacionais devido a preocupações com a segurança.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link