Avião suspeito da Venezuela é interceptado em Terra Indígena pela FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou um monomotor que cruzou a fronteira vindo da Venezuela na manhã de quarta (19). A aeronave entrou no espaço aéreo brasileiro sobre a Terra Indígena Yanomami por volta das 7h, segundo a Força, e tinha a matrícula adulterada.
Dois A-29 Super Tucano foram acionados para acompanhar o voo e ordenar que o piloto pousasse em local indicado pelos militares. O piloto ignorou todas as instruções e também um tiro de aviso. Diante da recusa, a FAB classificou o avião como hostil e informou que ele passou a estar sujeito ao chamado “Tiro de Detenção”, etapa prevista no protocolo de defesa aérea para casos em que não há cooperação da aeronave interceptada.
Mesmo assim, o piloto seguiu o trajeto até pousar em uma pista de terra em Surucucu, dentro da área Yanomami. Após o pouso, o piloto abandonou o avião e fugiu antes da chegada das equipes enviadas pela FAB.
Um helicóptero foi deslocado para isolar o local, mas os militares confirmaram que não havia mais ninguém a bordo. A ação contou com o apoio do Comando Conjunto Catrimani II, que atua na região. Os militares posteriormente neutralizaram a aeronave irregular. A FAB afirmou que continua monitorando a área e que as informações sobre o caso foram encaminhadas às autoridades responsáveis pela investigação.
