Avião voa por 10 minutos sem comando e piloto trancado fora da cabine na Espanha

No dia 17 de fevereiro de 2024, um avião da Lufthansa ficou sem supervisão por cerca de 10 minutos em pleno voo. Após o comandante sair da cabine para ir ao banheiro e o copiloto sofrer um mal súbito. A situação só veio a público em 15 de maio, com a divulgação do relatório da Comissão de Investigação de Acidentes e Incidentes de Aviação Civil da Espanha (CIAIAC).
A aeronave, voo LH77X, decolou de Frankfurt, Alemanha, com destino a Sevilha, na Espanha, e transportava 205 pessoas. Diante da emergência, o avião foi desviado para o Aeroporto Internacional de Madri-Barajas, onde pousou com segurança.
Durante o incidente, o avião estava em piloto automático e seguiu normalmente até o retorno do comandante, que não conseguiu reentrar na cabine. O copiloto, mesmo debilitado, conseguiu abrir a porta. Suspeitou-se inicialmente de um ataque cardíaco, mas em solo o diagnóstico apontou um possível transtorno convulsivo, ainda não identificado em exames médicos.
O relatório concluiu que a ausência de um segundo tripulante na cabine atrasou a resposta à emergência. A CIAIAC recomendou à Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) a revisão das normas, sugerindo que sempre haja duas pessoas autorizadas na cabine para garantir maior segurança operacional.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line