Aviões da Azul e Air France quase colidem em Guarulhos; ouça ÁUDIOS

Dois aviões quase colidiram durante o taxiamento no Aeroporto de Guarulhos, na noite de quarta (6). Um Airbus A350-900 da Air France e um Embraer 195-E2 da Azul se aproximaram perigosamente quando se preparavam para decolar. A confusão começou após a aeronave francesa avançar pela pista 10L sem perceber a presença da que pertence à Azul, que já havia sido autorizada a entrar na área.
Os pilotos da Azul alertaram pelo rádio: “Air France, stop!”, e o controlador de tráfego também interveio, determinando que a aeronave estrangeira mantivesse posição. Um dos pilotos brasileiros informou que a asa do Airbus estava sobre a cabine do Embraer, impedindo o movimento de ambos. A situação exigiu a presença da equipe de solo e a posterior utilização de um trator para rebocar a brasileira.
Durante a espera, o piloto da Air France manifestou preocupação com o combustível e afirmou que teria apenas 10 minutos para decolar antes de precisar retornar ao pátio para reabastecimento. Após o reboque e religamento dos motores, o Airbus conseguiu decolar às 20h10. Já o voo da Azul atrasou cerca de uma hora, partindo às 20h48.
O piloto da Azul pediu que a gravação das comunicações fosse preservada, e os procedimentos foram iniciados. A situação está sob avaliação das autoridades aeronáuticas para investigar responsabilidades e evitar futuros incidentes semelhantes.
Ouça os diálogos (a partir de 9h00min45s no primeiro vídeo e 7h24min11s do segundo):