Apoie o DCM

Bactéria no intestino de rãs elimina câncer em dose única; entenda

Rã sobre superfície verde
Rã sobre superfície verde. Foto: Reprodução

Cientistas do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia do Japão identificaram uma bactéria no intestino de rãs que eliminou tumores de câncer colorretal em camundongos após uma única dose. O estudo, publicado na revista científica Gut Microbes, ainda não passou por testes em seres humanos.

Os pesquisadores analisaram bactérias encontradas no intestino de rãs, salamandras e lagartos japoneses e identificaram 45 tipos diferentes. Nove tiveram ação contra o câncer, mas a Ewingella americana apresentou o melhor desempenho: após aplicação na corrente sanguínea, localizou o tumor, multiplicou-se dentro dele e destruiu células cancerígenas.

O professor Eijiro Miyako, que coordenou a pesquisa, afirmou que a bactéria também estimulou o sistema imunológico a continuar combatendo o tumor. Nos testes, o tratamento superou medicamentos de quimioterapia e imunoterapia usados como comparação, e parte dos animais manteve proteção quando recebeu novamente células cancerígenas. Os próximos estudos devem avaliar segurança, eficácia em humanos e possíveis aplicações contra outros tipos de câncer, como mama e pâncreas.