Bactéria resistente a remédios preocupa autoridades de saúde em São Paulo

Um estudo realizado ao longo de 10 anos em São Paulo alerta para o crescimento de infecções pela bactéria ‘Staphylococcus aureus’ resistente à meticilina (MRSA), que se espalha rapidamente fora de ambientes hospitalares. A pesquisa, conduzida pela Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa e pela Unifesp, revelou uma taxa anual de infecções comunitárias em ascensão de 3,61%, enquanto os casos hospitalares apresentaram queda de 2,48%.
Entre os casos fora dos hospitais, 22% já eram resistentes aos antibióticos, com maior incidência em populações vulneráveis, como crianças e idosos. A resistência da MRSA torna o tratamento mais difícil, levando a infecções graves como pneumonia e problemas cardíacos.
O estudo destacou que os principais focos de infecção estavam na área central de São Paulo e no litoral, e os pesquisadores alertaram para o risco epidemiológico da resistência crescente. Além disso, sugerem melhorias na vigilância e políticas públicas que incentivem o uso adequado de antibióticos.
