Apoie o DCM

Bahia: Jerônimo aparece com 10 pontos à frente de ACM Neto, diz nova pesquisa

Jerônimo Rodrigues com camisa branca com símbolo do PT sorrindo e com o braço para o alto
Jerônimo Rodrigues (PT) – Reprodução/Instagram

Segundo aponta a pesquisa AtlasIntel/A TARDE, a diferença proporcional que esteve entre Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil) no primeiro turno das eleições para o governo da Bahia deve permanecer na segunda etapa do pleito. Na pesquisa, o petista aparece com 55% dos votos válidos, enquanto seu oponente é a opção de 45% do eleitorado baiano.

Já se tratando dos votos totais, Jerônimo está com 54%, ao passo que o ex-prefeito de Salvador tem 44,2%. Votos brancos e nulos são 0,9% e “não souberam” totalizam 0,8%. No último dia 2, quase dez pontos percentuais separaram os dois, sendo 49,45% a 40,80%.

No levantamento, 99% dos eleitores do petista disseram que pretendem repetir o voto no segundo turno, enquanto 93,8% das pessoas que escolheram o candidato do União Brasil manterão a decisão. Já entre os eleitores de João Roma (PL), esse número cai para 89%. Jerônimo ainda “herdou” 84,5% do eleitorado de Kleber Rosa (PSOL).

Fazendo a segmentação por gênero, o político do PT tem 51,6% dos votos masculinos e 56,2% dos votos femininos. Já para ACM Neto, esses números vão para 45,3% e 43,2%. A vantagem de Jerônimo ainda é maior entre os eleitores que têm até o ensino fundamental, grupo com o qual surge com 58,1%, frente a 40,9% de Neto.

No quesito faixa etária, o petista é o preferido de 62,7% dos que têm de 45 a 59 anos, mas seu rival ganha entre os eleitores de 16 a 24 anos. Nesse grupo, ACM Neto tem 54,6% e Jerônimo 45,2%. Quando o assunto é renda familiar, o candidato do União só vence entre os que recebem mais que R$ 10 mil.

A mesma pesquisa apontou também que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repetirá uma vitória no estado com ampla maioria frente a Jair Bolsonaro (PL), com 70,8% dos votos válidos, ante 29,2% do atual presidente.

O levantamento ouviu 1.620 eleitores de 282 municípios da Bahia, no período de 9 a 13 de outubro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link