Apoie o DCM

Baliza já não é exigida na prova da CNH em 10 estados; confira

Prova prática em São Paulo — Foto: divulgação/Detran-SP

A exigência da prova de baliza na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação deixou de valer em dez estados brasileiros e chegará a 11 em fevereiro. São Paulo, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Sergipe aderiram recentemente à mudança, enquanto o Distrito Federal já não aplica o teste desde 2004. A alteração ocorre após a publicação da Resolução 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que reformulou normas do processo de formação de condutores, embora não cite diretamente a baliza.

Segundo dados levantados pelo g1 junto aos 27 Detrans do país, a maioria dos estados que ainda mantém o teste afirma aguardar a publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, que será elaborado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O documento deve estabelecer regras nacionais para a prova prática. Enquanto isso, estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul optaram por não alterar seus procedimentos até a definição oficial.

Em São Paulo, além do fim da baliza, o Detran passou a permitir o uso de veículos com câmbio automático na prova prática. O reconhecimento acompanha a mudança no perfil da frota brasileira: dados do Inmetro indicam que apenas 15,7% dos modelos vendidos no país têm câmbio manual. A decisão divide especialistas. Enquanto parte vê risco de formação incompleta de condutores, outros avaliam que a retirada da baliza não é necessariamente negativa e apontam preocupação com mudanças simultâneas no processo de habilitação, como a redução de aulas práticas.