Banana de R$ 30 milhões é roubada de museu na França

Uma banana que integra a obra “Comedian”, do artista italiano Maurizio Cattelan, foi roubada do Centre Pompidou-Metz, em Metz, no leste da França. O museu informou que registrou queixa contra desconhecidos após o desaparecimento da fruta, parte da instalação avaliada em mais de R$ 30 milhões.
A obra consiste em uma banana fresca presa à parede com fita adesiva e já foi alvo de episódios semelhantes desde sua estreia, em 2019, na Art Basel Miami. Em outras ocasiões, visitantes e artistas retiraram ou comeram a fruta em museus na Coreia do Sul, nos Estados Unidos e na própria França.
O museu afirmou que o roubo prejudicou temporariamente a experiência dos visitantes, mas destacou que o componente perecível foi substituído e a obra restaurada à apresentação original. Comedian é descrita como uma crítica à especulação financeira e à lógica do mercado de arte contemporânea.
