Apoie o DCM

Bancada da Bíblia mobiliza-se contra PL das Fake News

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

De acordo com a coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo, a Frente Parlamentar Evangélica está montando uma ofensiva contra o Projeto de Lei das Fake News, que está para ser aprovado no Congresso Nacional na próxima terça-feira (02). O grupo já conseguiu uma primeira vitória neste sábado (30), ao fazer com que o Republicanos, partido que havia votado majoritariamente a favor do regime de urgência, anuncie ter fechado questão contra o texto.

“Votamos a favor porque aqui em Brasília precisamos fazer gestos para os partidos, para o presidente da Câmara, o presidente do Senado”, justificou o deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP), presidente do partido. “Nos vídeos que eu fiz (antes, a favor da urgência na tramitação), eu disse que dependendo do texto não iríamos votar a favor do projeto. Pois bem, o relator já apresentou o novo texto, acatou várias sugestões mas o texto continua ruim”, afirma.

Segundo parlamentares da frente evangélica, a mudança de postura ocorreu depois que o pastor Silas Malafaia, da Assembléia de Deus Vitória em Cristo, e líderes de outras igrejas, pressionaram interlocutores da Igreja Universal, que tem ligação com o Republicanos, incluindo o bispo Edir Macedo, que comanda a igreja.

A guinada do partido, caso de fato se concretize na terça-feira, pode significar a não aprovação do texto. O PL das Fake News estabelece meios de responsabilização das plataformas por conteúdo ilegal disseminado em seus meios, obriga que elas remuneram as empresas por material jornalístico veiculado e cria o “dever de cuidado”, que obriga as plataformas a fiscalizarem o próprio conteúdo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link