Apoie o DCM

Banco Central anuncia novas regras para o Pix; saiba o que muda

Pix. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (22) novos ajustes na regulamentação do Pix para aprimorar a segurança do sistema. Além das atualizações, o BC definiu 16 de junho de 2025 como a nova data para o lançamento do Pix Automático.

A nova regra estabelece que a partir de 1º de novembro deste ano, todas as transações via Pix realizadas por celulares ou computadores não cadastrados serão permitidas apenas para transações de até R$ 200, desde que o limite diário não ultrapasse R$ 1.000. Para transações acima desses limites, o dispositivo de acesso precisará estar previamente cadastrado pelo cliente. 

“Essa medida minimiza a probabilidade de fraudadores usarem dispositivos diferentes daqueles utilizados pelo cliente para gerenciar chaves e iniciar transações Pix”, disse a autoridade monetária em nota.

Para garantir a segurança das transações Pix, o cliente deverá adotar soluções de gerenciamento de risco de fraude que contemplem as informações de segurança armazenadas pelo Banco Central e identifiquem transações atípicas ou incompatíveis com o perfil do cliente. Além disso, será necessário verificar, pelo menos uma vez a cada seis meses, se os clientes têm registros de fraude na base de dados do BC.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link