Banco Central anuncia novas regras para o Pix; saiba o que muda

O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (22) novos ajustes na regulamentação do Pix para aprimorar a segurança do sistema. Além das atualizações, o BC definiu 16 de junho de 2025 como a nova data para o lançamento do Pix Automático.
A nova regra estabelece que a partir de 1º de novembro deste ano, todas as transações via Pix realizadas por celulares ou computadores não cadastrados serão permitidas apenas para transações de até R$ 200, desde que o limite diário não ultrapasse R$ 1.000. Para transações acima desses limites, o dispositivo de acesso precisará estar previamente cadastrado pelo cliente.
“Essa medida minimiza a probabilidade de fraudadores usarem dispositivos diferentes daqueles utilizados pelo cliente para gerenciar chaves e iniciar transações Pix”, disse a autoridade monetária em nota.
Para garantir a segurança das transações Pix, o cliente deverá adotar soluções de gerenciamento de risco de fraude que contemplem as informações de segurança armazenadas pelo Banco Central e identifiquem transações atípicas ou incompatíveis com o perfil do cliente. Além disso, será necessário verificar, pelo menos uma vez a cada seis meses, se os clientes têm registros de fraude na base de dados do BC.