Apoie o DCM

Bandeira LGBTQIA+ gigante será estendida no Masp no dia da Parada

Simulação de como o Masp deve ficar drurante a Parada do Orgulho LGBT. Foto: ilustração

Durante a Parada do Orgulho LGBTQIA+, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) estenderá uma bandeira do movimento sobre sua fachada. A ação, programada para domingo (2), é organizada pela Castro Festival e pela marca de cerveja Amstel, do Grupo Heineken. Com 70 metros de largura por 14 metros de altura, a faixa ocupará toda a parte da frente do museu. Uma imagem compartilhada pela Castro Festival mostra como o Masp deve ficar no dia.

Para realizar a ação, foi necessário obter o aval dos órgãos de patrimônio histórico das esferas municipal, estadual e federal, responsáveis pelo tombamento do museu. Ao todo, 16 pessoas vão hastear a bandeira até sua posição.

“É um momento de grande importância para todos nós. Hastear a bandeira do Orgulho LGBTQIAPN+ no Masp simboliza não apenas o reconhecimento, mas também o compromisso com a luta por igualdade e respeito. Esperamos que essa iniciativa inspire outras instituições”, comemorou João Felipe Villanova, empresário e idealizador do Castro Festival, em nota.

A decisão de hastear a bandeira durante a parada acontece no mesmo ano em que o Masp está com uma programação voltada à comunidade LGBTQIA+. Atualmente, o museu exibe exposições como “Francis Bacon: A Beleza da Carne”, com obras homoeróticas do pintor, e “Gran Fury: Arte Não é o Bastante”, sobre o coletivo que lutou pela conscientização nos piores anos da epidemia de HIV nos Estados Unidos, durante os anos 1980 e 1990.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link