Apoie o DCM

“Banho de óleo” com produto usado vira alvo de investigação após morte de piloto

O piloto Gustavo Henrique Lara morreu após comemoração do primeiro voo solo — Foto: Reprodução

O estudante de aviação Gustavo Henrique Lara, de 27 anos, morreu após participar do chamado “banho de óleo”, ritual tradicional realizado após o primeiro voo solo, em Ponta Grossa (PR). Segundo as investigações da Polícia Civil, a substância utilizada era óleo de motor de aeronave já usado. A principal linha de apuração considera que o jovem sofreu um choque anafilático, mas também é investigada a possibilidade de contaminação do produto por outro agente químico.

De acordo com o delegado Lucas Petry, testemunhas, incluindo um instrutor e a própria vítima, relataram que o óleo apresentava um “cheiro muito estranho”. A polícia ainda não determinou a quantidade de óleo despejada sobre Gustavo e aguarda os resultados dos exames necroscópico, toxicológico e pericial para esclarecer a causa da morte.

A investigação também apura a eventual responsabilidade do Centro de Instrução de Aviação Civil (Ciac) de Ponta Grossa. Representantes da instituição afirmaram, em depoimento preliminar, que o ritual ocorreu fora das dependências da escola, informação que ainda será verificada. Nos próximos dias, policiais devem ouvir profissionais do Samu, familiares da vítima e responsáveis pelo centro de formação para concluir o inquérito.