Apoie o DCM

Banksy expõe novo trabalho de Natal: presépio com perfuração de bala

Reprodução: Instagram

Do Publico:

A alguns dias do Natal o mais recente trabalho do artista Banksy foi revelado na simbólica cidade palestiniana de Belém, na Cisjordânia: um pequeno presépio em frente a um pedaço de muro perfurado por um obus. Intitulada “A cicatriz de Belém”, a obra foi apresentada na sexta-feira e está exposta na entrada do hotel Walled-Off, que Banksy abriu em 2017 na cidade e cujos quartos dão para o muro construído por Israel em prejuízo dos palestinianos.

Uma parte do muro, com as palavras paz e amor grafitadas, serve de pano de fundo a um presépio numa pequena mesa, com presentes ao pé. O impacto do obus no muro provocou um buraco com forma de estrela que fica acima de Maria, José e Jesus, rodeados de uma vaca e de um burro. Para Wissam Salsaa, director do hotel, “A cicatriz de Belém” simboliza uma “cicatriz da vergonha”: “O muro simboliza a vergonha por todos os que apoiam o que se passa na nossa terra, todos os que apoiam a ocupação ilegal” da Cisjordânia por Israel desde 1967.

O Estado hebreu iniciou em 2002 a construção de uma barreira, formada em alguns locais por blocos de cimento de vários metros de altura, para se proteger das incursões a partir da Cisjordânia em plena vaga de atentados palestinianos durante a segunda Intifada (revolta, 2000-2005). Em 2004, o Tribunal Internacional de Justiça declarou a sua construção ilegal. Israel afirma que a barreira continua a proteger de ataques com origem na Cisjordânia.

Para os palestinianos, a barreira é um dos símbolos mais odiosos da ocupação israelita e tem sido uma fonte de inspiração para Banksy, que ficou famoso com as suas pinturas subversivas no espaço público. Banksy tem várias pinturas no muro, que se tornou um local de protesto e de expressão político-artística. As pinturas que cobrem algumas partes da barreira são também uma atracção turística.

(…)