Bannon é denunciado por desacato na investigação da invasão ao Capitólio

Steve Bannon foi denunciado por desacato no caso da invasão ao Capitólio. Uma comissão no Congresso dos Estados Unidos se manifestou por unanimidade pela acusação de desacato criminal por se negar a colaborar com investigações.
A comissão investiga o ataque que ocorreu em 6 de janeiro à sede do Legislativo americano. “O Sr. Bannon colaborará com nossa investigação ou enfrentará as consequências”, afirmou o democrata Bennie Thompson.
O estrategista de extrema-direita foi convocado para comparecer à Câmara dos Representantes e não compareceu. Ele argumentou que reitera depoimentos já feitos.
“Não tem o direito de ignorar a intimação legal da comissão”, disse a congressista Liz Cheney, vice-presidente da comissão e republicana. O colegiado é formado por sete democratas e dois republicanos.
Leia também:
1 – Ministro do STF está tendo caso com ex-modelo famosa dos anos 80, diz colunista
2 – Cantor gospel dá calote de R$ 300 mil em lojas da Prada, Gucci e Burberry
3 – Doria põe espiã em jantar de Eduardo Leite com empresários em SP
Denúncia do colegiado é o primeiro passo de processo criminal contra Bannon
O relatório aprovado pela comissão americana segue para o plenário da casa legislativa. A aprovação foi a primeira etapa de um evento processo criminal contra o estrategista.
Bannon aguarda “privilégio executivo”, ferramenta jurídica usada pelo presidente e outros membros da Casa Branca para manter dados sensíveis em sigilo. Os advogados do estrategista usaram o mecanismo em sua defesa, mas a hipótese foi rejeitada.
Os congressistas argumentam que Bannon não fazia parte do governo durante o período investigado e a ferramenta nunca foi acionada pelo ex-presidente.