Apoie o DCM

Barra Torres diz que Nise Yamaguchi recomendou mudar bula da cloroquina para incluir covid

Nise Yamaguchi. Foto: Unesp

Na CPI da Covid, Antônio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa, afirmou que a médica bolsonarista Nise Yamaguchi estava “mobilizada” para mudar a bula da cloroquina, incluindo sua recomendação para pacientes com covid-19.

“A doutora de fato perguntou sobre essa possibilidade e pareceu estar mobilizada com essa possibilidade”, conta.

Ele relatou que estava numa reunião com Yamaguchi, Braga Netto (à época ministro-chefe da Casa Civil), Luiz Henrique Mandetta (à época ministro da Saúde) e um médico que não se recorda do nome.

Segundo o diretor da agência, ele se posicionou contra a medida e deixou claro que só o fabricante do medicamento, que é detentor do registro da droga, pode solicitar mudanças na bula.

Barra Torres afirma que a reunião ocorreu no quarto andar do Planalto, na sala onde funcionava o Gabinete Interministerial.

O diretor da Anvisa havia sido questionado por Renan Calheiros, relator da comissão, acerca da acusação de Luiz Henrique Mandetta de que Bolsonaro queria mudar a bula do remédio.

Barra Torres ainda afirmou ser contra o uso da cloroquina contra covid-19.

“Estudos apontam a não eficácia em estudos. Até o momento as informações vão contra o uso. Minha posição sobre tratamento precoce da doença não contempla essa medicação”.