Barragem na China pode estar afetando a rotação da Terra; entenda

A Barragem das Três Gargantas, situada na província de Hubei, na China, gerou uma discussão curiosa na comunidade científica devido à sua possível influência na rotação da Terra. Inaugurada em 2014, a estrutura é a maior barragem do mundo e foi projetada para controle de enchentes, transporte fluvial e geração de energia.
Com mais de dois quilômetros de extensão e 180 metros de altura, a barragem retém um volume massivo de água, o que leva os especialistas a explorar seus efeitos sobre a distribuição da massa terrestre e a rotação do planeta. De acordo com a IFLScience, a retenção de grandes volumes de água pode influenciar o momento de inércia da Terra, alterando seu movimento rotacional.
O Huffington Post explica que essa distribuição de massa afeta diretamente o momento de inércia e, por consequência, a rotação do planeta. Essa possibilidade foi considerada após um estudo da Nasa em 2005, que observou mudanças na rotação da Terra após o terremoto e tsunami de 2004 no Oceano Índico, evento que reconfigurou a massa do planeta e reduziu a duração de um dia em 2,68 microssegundos.
Benjamin Fong Chao, geofísico da Nasa, destacou que a Barragem das Três Gargantas, que armazena 40 km³ de água, poderia, em teoria, estender a duração de um dia em até 0,06 microssegundos. Além disso, ele projetou que a construção poderia deslocar o polo terrestre em cerca de 2 centímetros. Embora imperceptíveis, essas alterações são significativas no campo da geofísica, pois representam impactos no planeta causados por uma construção humana.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line