Barriga de aluguel e DNA de fósseis: ciência recria “lobo-terrível”, extinto há mais de 10 mil anos

Três filhotes de lobo-terrível, espécie extinta há cerca de 10 mil anos, nasceram com tecnologia de engenharia genética desenvolvida pela Colossal Biosciences, nos Estados Unidos. A empresa anunciou o feito nesta segunda-feira (7) e divulgou um vídeo com dois dos animais uivando.
Os filhotes foram batizados de Remus, Romulus e Khaleesi — em referência à mitologia romana e à série Game of Thrones, em que lobos-terríveis aparecem como animais de estimação dos protagonistas. Remus e Romulus nasceram ainda em 2024 e estão com seis meses de vida. Já Khaleesi nasceu neste ano e tem atualmente três meses.
A reintrodução da espécie foi possível graças à combinação de DNA extraído de fósseis preservados encontrados na Venezuela, nos Estados Unidos e no Canadá. A equipe científica da startup reescreveu o código genético da espécie e utilizou cadelas domésticas como “barrigas de aluguel” para gerar os filhotes. Os filhotes estão atualmente abrigados em um centro de preservação da vida selvagem nos Estados Unidos, cujo local exato não foi revelado por questões de segurança e privacidade dos animais.
Confira o vídeo:
?URGENTE: Você está ouvindo o primeiro uivo de um lobo terrível em mais de 10.000 anos de extinção. Os cientistas da @colossal reconstruíram o genoma completo do lobo-terrível a partir de DNA antigo extraído de um dente de 13.000 anos e de um crânio de 72.000 anos. pic.twitter.com/MyOcvXxj3s
— Astronomiaum (@astronomiaum) April 7, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line