Barroso concede direito ao silêncio ao diretor da Precisa na CPI

Publicado em 22 setembro, 2021 10:17 pm
Luís Roberto Barroso detonou sites bolsonaristas; – Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (22), o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, concedeu direito ao silêncio ao diretor institucional da Precisa Medicamentos, Danilo Trento, à CPI da Covid. O magistrado, no entanto, manteve a obrigação do executivo de comparecer à oitiva. O depoimento será nesta quinta-feira (23). Com informações do Metrópoles.

Leia também

1- Luciano Hang “lambe” Prevent Senior após denúncia de fraude em certidão da mãe

2- 69% dos brasileiros não confiam em Bolsonaro, diz pesquisa divulgada pela Globo

O que diz Barroso

“Diante do exposto, defiro a medida liminar, em parte. O que faço para que a Comissão Parlamentar de Inquérito conceda ao paciente o tratamento próprio à condição de investigado, assegurando- lhe o direito de não assinar termo de compromisso na qualidade de testemunha, bem assim para que o dispense de responder sobre fatos que impliquem autoincriminação e, ainda, para que não sejam adotadas quaisquer medidas restritivas de direitos ou privativas de liberdade, como consequência do uso da titularidade do privilégio contra a autoincriminação”, diz trecho do despacho.

Barroso também garantiu a Trento o direito de assistência por advogado e de manter comunicação reservada com a defesa durante o depoimento perante a Comissão.

O depoimento de Trento será tomado a pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para esclarecer, entre outros fatos, qual o grau de envolvimento dele com Francisco Maximiano, dono da Precisa Medicamentos, empresa que representou a indiana Bharat Biotech, fabricante da Covaxin no contrato para compra dos imunizantes pelo Ministério da Saúde.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!