Batata-doce de mais de 35 kg surpreende agricultor em MG

Uma batata-doce de 35,4 kg surpreendeu o agricultor José Augusto Alves em Santa Juliana, no Alto Paranaíba (MG). Ele pensou se tratar de uma pedra ou cobra, até perceber que se tratava de um enorme tubérculo que havia plantado há dois anos no local. Segundo contou, o cultivo não recebeu adubo especial e ainda enfrentava a ação de animais que costumavam comer os brotos.
“Quando chovia, ela brotava e o gado comia. O que eu passei ali foi uma grande luta”, disse José, que conviveu com a desconfiança de amigos e familiares sobre o sucesso do plantio. A retirada da batata gigante foi marcada por emoção: “Quando arrancamos foi como se minha alma saísse do corpo, jamais imaginei ver uma batata desse tamanho”, relembrou o agricultor.
Ao pesar o tubérculo, os números ultrapassaram os 35 kg, chamando a atenção da comunidade. Religioso, José afirmou que pretende compartilhar a batata com todos: “As pessoas precisam entender que eu fiz isso por amor, porque eu gosto, disse que jamais iria vender as batatas que eu colho e assim eu fiz”.