VÍDEO – Júri de PMs acusados de matar Gritzbach é anulado após bate-boca no plenário

Vídeos obtidos pelo “Fantástico” mostram trechos do julgamento de três policiais militares acusados de executar o empresário Antônio Vinícius Gritzbach, delator do PCC morto a tiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em novembro de 2024. O juiz anulou o Tribunal do Júri após uma sequência de confrontos entre acusação e defesa, e o novo julgamento ficou marcado para 22 de fevereiro de 2027.
Fernando Genauro, Juan Silva Rodrigues e Denis Martins respondem pela morte de Gritzbach, atingido por 27 disparos de fuzil ao desembarcar no aeroporto. O ataque também matou o motorista de aplicativo Celso Araújo Sampaio de Novais, que não tinha relação com o caso, e deixou outras duas pessoas feridas. Os três negam participação no assassinato.
A investigação aponta que Genauro dirigia o veículo usado na ação. Exames de DNA encontrados no carro e em roupas apreendidas com as armas identificaram Rodrigues e Martins como os atiradores. Antes do atentado, Gritzbach, acusado de mandar matar um integrante do alto escalão do PCC, tinha firmado colaboração premiada com o Ministério Público, relatado lavagem de dinheiro para integrantes da facção e denunciado policiais civis por corrupção.
No júri, a defesa questionou o inquérito e sustentou que a investigação não aprofundou a apuração sobre os policiais civis citados por Gritzbach. O Ministério Público afirmou que esses policiais chegaram a ser investigados pela Polícia Federal, mas que não surgiram ligações com o assassinato. A tensão aumentou durante debate sobre um parecer de DNA; ao ouvir uma ironia de um advogado sobre conversa com testemunha, o promotor Rodrigo Merli respondeu: “O senhor conversa com bandido, eu converso com polícia”. Após novas acusações, os advogados deixaram o plenário. O Ministério Público pediu punição aos defensores, mas o magistrado rejeitou o pedido ao entender que a acusação imputou fraude a um deles durante a sessão.
Ver essa foto no Instagram
