BBC desmente Prefeitura do Rio e diz que show de Lady Gaga não teve 2,1 milhões de pessoas

A BBC contestou o número oficial divulgado pela Prefeitura do Rio de Janeiro sobre o público do show de Lady Gaga na praia de Copacabana, em maio. Segundo a análise do quadro BBC Verify, a apresentação não reuniu 2,1 milhões de pessoas, mas sim cerca de 660 mil. A checagem foi feita a partir de um questionamento enviado por um leitor de Bristol, na Inglaterra, interessado em saber se os números divulgados estavam corretos.
O levantamento considerou a área ocupada pelo público entre o Copacabana Palace e o Hotel Hilton, que totaliza 140 mil metros quadrados, o equivalente a 20 campos de futebol. Com base na recomendação britânica de segurança, que sugere até 4,7 pessoas por metro quadrado, a estimativa máxima chegou a 660 mil presentes no show. A BBC reforçou que, mesmo incluindo varandas e janelas próximas ao evento, seria impossível alcançar os 2,1 milhões informados.
O jornalista Richard Irvine-Brown explicou que, para atingir o número oficial, seria necessário utilizar toda a extensão da faixa de areia de Copacabana, o que não ocorreu. “Mesmo dobrando a densidade de pessoas, o que seria perigosamente lotado, ainda assim não se chegaria à metade do número divulgado”, afirmou o apresentador. A Prefeitura do Rio não comentou a contestação até o momento.
🚨AGORA – BBC desmente prefeitura do RJ e mostra que eles mentiram que tinha 2.1 milhões de pessoas no show da Lady Gaga
"Se contarmos todas as varanda e janelas — e nós contamos — e dobrarmos a densidade, não daria nem metade" pic.twitter.com/0oJBsWX880
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) July 14, 2025