Apoie o DCM

BBC desmente Prefeitura do Rio e diz que show de Lady Gaga não teve 2,1 milhões de pessoas

público do de Lady Gaga na praia de Copacabana
Registro do show de Lady Gaga na praia de Copacabana – Divulgação

A BBC contestou o número oficial divulgado pela Prefeitura do Rio de Janeiro sobre o público do show de Lady Gaga na praia de Copacabana, em maio. Segundo a análise do quadro BBC Verify, a apresentação não reuniu 2,1 milhões de pessoas, mas sim cerca de 660 mil. A checagem foi feita a partir de um questionamento enviado por um leitor de Bristol, na Inglaterra, interessado em saber se os números divulgados estavam corretos.

O levantamento considerou a área ocupada pelo público entre o Copacabana Palace e o Hotel Hilton, que totaliza 140 mil metros quadrados, o equivalente a 20 campos de futebol. Com base na recomendação britânica de segurança, que sugere até 4,7 pessoas por metro quadrado, a estimativa máxima chegou a 660 mil presentes no show. A BBC reforçou que, mesmo incluindo varandas e janelas próximas ao evento, seria impossível alcançar os 2,1 milhões informados.

O jornalista Richard Irvine-Brown explicou que, para atingir o número oficial, seria necessário utilizar toda a extensão da faixa de areia de Copacabana, o que não ocorreu. “Mesmo dobrando a densidade de pessoas, o que seria perigosamente lotado, ainda assim não se chegaria à metade do número divulgado”, afirmou o apresentador. A Prefeitura do Rio não comentou a contestação até o momento.