BBC é banida da China

A Administração Nacional de Rádio e Televisão (NRTA) proibiu que a emissora “BBC World News” vá ao ar na China por acusar jornalistas de “infringir princípios de veracidade e imparcialidade no jornalismo”, informou o jornal estatal “Global Times” nesta quinta-feira (11).
“Observadores chineses disseram que a BBC se tornou em uma ‘fonte de rumores’ que deliberadamente joga a China na lama, e a decisão de suspender a emissora é uma clara mensagem que a China não aceita notícias falsas”, diz ainda a publicação estatal, citando “violação de conteúdo”.
Com a decisão, não será mais possível assistir o canal em qualquer parte do território chinês.
No longo texto do jornal, há citações do que os chineses consideraram como “fake news”, como as acusações de diversas ONGs e governos internacionais de violações de direitos humanos da minoria muçulmana uigur em Xinjiang e sobre a repressão feita pelas autoridades chinesas contra aqueles que violavam o lockdown por conta da pandemia de Covid-19.
O texto ainda cita as matérias em prol dos manifestantes pró-democracia de Hong Kong, que chega a classificar de “cruzada” da mídia internacional contra Pequim.
(…)