Bebê sofre alterações genitais após contato com gel de testosterona do pai; entenda

Uma bebê de 10 meses desenvolveu alterações na genitália após ter contato acidental com um gel de testosterona aplicado pelo próprio pai. O caso, ocorrido na Suécia, foi relatado por médicos do Hospital Universitário Sahlgrenska como alerta sobre os riscos do uso de terapias hormonais em casa, principalmente em ambientes com crianças pequenas.
De acordo com os especialistas, o pai usava o produto tópico para tratar baixa libido e energia. A filha teve contato direto com o peito do homem, ainda com resíduos do gel, o que causou exposição repetida ao hormônio masculino. Exames constataram níveis elevados de testosterona no organismo da criança, que apresentou aumento do clitóris e alterações nos lábios vaginais, semelhantes ao escroto.
Após o fim do contato e da exposição ao hormônio, os sintomas regrediram. A endocrinologista Jovanna Dahlgren, que acompanha o caso, alertou que episódios semelhantes estão se tornando mais frequentes diante do aumento do uso da terapia de reposição hormonal por homens jovens, muitas vezes por razões estéticas. A médica destacou ainda que há registros inversos, como o de um menino que desenvolveu mamas após exposição a hormônios femininos usados pela mãe.