Belize expulsa embaixador de Israel suspende relações diplomáticas com o país

O governo de Belize informou nesta terça-feira (14) que decidiu suspender suas relações diplomáticas com Israel devido aos “incessantes e indiscriminados bombardeios” na Faixa de Gaza.
Em comunicado, o governo do primeiro-ministro John Briceño afirmou que “apesar dos nossos pedidos, Israel não pôs fim às suas violações do direito humanitário internacional nem permitiu que trabalhadores humanitários aliviassem o sofrimento de milhões de habitantes de Gaza”.
“Desde 7 de outubro de 2023, Israel tem violado consistentemente o direito internacional, o direito humanitário internacional e os direitos humanos dos habitantes de Gaza”, disse o comunicado.
O governo de Belize também retirou o credenciamento para embaixador de Israel em Belmopã e suspendeu todas as atividades diplomáticas em Tel Aviv. “Belize renova o seu apelo a um cessar-fogo imediato em Gaza, ao acesso desimpedido a suprimentos humanitários em Gaza e à libertação de todos os reféns”, declarou.
???? AGORA: Belize expulsa o embaixador de Israel e suspende todas as relações diplomáticas com o país do Oriente Médio. pic.twitter.com/iy6Qn8bB4L
— Eixo Político (@eixopolitico) November 14, 2023