Bernie Sanders deve vencer também na Carolina do Sul

De Kennedy Alencar em seu blog.
Depois de uma vitória expressiva no caucus de Nevada, o senador por Vermont Bernie Sanders está subindo nas pesquisas no Estado que fará a próxima rodada das prévias democratas, a Carolina do Sul. Joe Biden, que foi vice-presidente de Barack Obama, ainda continua na liderança, mas começou a perder terreno para Sanders no Estado, que tem expressivo eleitorado negro.
Na média das pesquisas feita pelo site Real Clear Politics, Biden lidera apertado com 24,5%, seguido de Sanders com 21,5%. Depois, vêm o bilionário Tom Steyer (16,5%), o ex-prefeito de South Bend (Indiana) Pete Buttigieg (10,8%), a senadora por Massachusetts Elizabeth Warren (9,5%) e a senadora por Minnesota Amy Klobuchar (6,5%).
Há duas semanas, em 11 de fevereiro, Joe Biden liderava com folga: 31%. Tom Steyer estava em segundo, com 18,5%. E Bernie Sanders ficava em terceiro lugar, com 17%. Na sequência, vinham Elizabeth Warren (9,5%), Pete Buttigieg (5,5%) e Amy Klobuchar (2%).
Buttigieg e Klobuchar cresceram um pouco, mas Bernie Sanders deu um salto de 4,5 pontos percentuais. Biden despencou 6,5 pontos percentuais. Nessa toada, Sanders poderá chegar à frente de Biden na Carolina do Sul, o que seria um desastre para o ex-vice-presidente.
(…)