Bia Kicis é denunciada à PGR por celebrar tentativa de golpe na Bolívia

O deputado distrital Fábio Felix (PSOL) denunciou a deputada federal bolsonarista Bia Kicis (PL-DF) à Procuradoria-Geral da República (PGR) por publicações sobre a tentativa de golpe de Estado na Bolívia. Segundo o parlamentar o Distrito Federal, ela cometeu incitação ao crime com declarações nas redes sociais.
Na representação enviada ao órgão, Felix afirma que a bolsonarista “incitou publicamente animosidade das Forças Armadas contra os poderes constitucionais, ao celebrar a conflagração militar ocorrida em país vizinho, de fomo a tomá-la como exemplo do que deveria, em seu entender, ocorrer no Brasil”.
Ela compartilhou um vídeo no X (ex-Twitter) que mostra a ação de militares golpistas em La Paz, na Bolívia, e escreveu: “Graças a Deus”. No dia seguinte, ela negou ter celebrado a tentativa de ruptura institucional e escreveu: “Certo é que a libertação de presos políticos seria algo a ser muito comemorado”.
Na denúncia, Felix aponta que a bolsonarista é “uma liderança política com mandato no Congresso Nacional e com trajetória na promoção e difusão de teses conspiratórias para insuflar insurgências”. “É certo que seu comentário produz consequências na promoção de animosidade entre as Forças Armadas e o governo civil e na organização de novas empreitadas golpistas”, prossegue a representação.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link