Apoie o DCM

Bicampeão de asa delta morre aos 59 anos em acidente de parapente no Rio

Philip Eric Haegler morreu aos 59 anos. Foto: reprodução

O piloto Philip Eric Haegler, de 59 anos, bicampeão brasileiro de asa-delta, morreu após cair com seu parapente em São Conrado, Zona Sul do Rio, na tarde de quinta-feira (20). O acidente ocorreu na Avenida Prefeito Mendes de Morais. Os bombeiros socorreram a vítima em estado gravíssimo para o Hospital Miguel Couto, mas ela não resistiu aos ferimentos. A Polícia Civil apreendeu o equipamento para perícia.

Philip Haegler era uma das figuras mais conhecidas do voo livre no país, tendo conquistado os títulos nacionais em 1990 e 1992 e presidido a Confederação Brasileira de Voo Livre. O Clube São Conrado de Voo Livre comunicou o falecimento nas redes sociais, destacando o piloto como “referência incontestável na promoção da segurança e no desenvolvimento do esporte”. O clube suspendeu as atividades neste fim de semana em sua homenagem.

A morte surpreendeu a comunidade esportiva. O piloto, carinhosamente chamado de “Phil” pelos amigos, completaria 60 anos no próximo sábado, dia 22. Mensagens de pesar se multiplicaram nas redes, classificando o ocorrido como “muito triste” e “lamentável”. O clube reforçou em sua nota: “O que ele mais amava era voar”.

A Anac emitiu nota lamentando o acidente e prestou solidariedade à família. O órgão esclareceu que não exige habilitação para a prática do voo livre, mas recomenda que os praticantes se habilitem através de associações. A fiscalização de irregularidades fica a cargo das secretarias estaduais de Segurança Pública.