Biden anuncia investimento de US$ 3 trilhões em estímulo econômico

Os conselheiros econômicos do presidente Biden estão reunindo um pacote abrangente de US $ 3 trilhões para impulsionar a economia, reduzir as emissões de carbono e estreitar a desigualdade econômica, começando com um plano gigante de infraestrutura que pode ser financiado em parte por meio de aumentos de impostos sobre empresas e os ricos.
Depois de meses de debate interno, os assessores de Biden devem apresentar a proposta de gastos ao presidente e aos líderes do Congresso nesta semana, bem como iniciar o contato com a indústria e grupos trabalhistas. Na segunda-feira, a conselheira nacional do meio ambiente, Gina McCarthy, discutiu seus planos de infraestrutura – e seu papel no combate às mudanças climáticas – em uma reunião com executivos da indústria de petróleo e gás.
Funcionários do governo alertam que os detalhes continuam mudando. Mas o enorme escopo da proposta destaca a abordagem agressiva que o governo Biden deseja adotar ao tentar aproveitar o poder do governo federal para tornar a economia mais justa, enfrentar as mudanças climáticas e melhorar a manufatura americana e as indústrias de alta tecnologia em um batalha crescente com a China.
O pacote de ajuda econômica de US $ 1,9 trilhão que Biden sancionou este mês inclui dinheiro para ajudar pessoas e empresas vulneráveis a sobreviver à crise pandêmica. Mas faz pouco para avançar a agenda econômica de longo prazo que Biden fez campanha, incluindo a transição para a energia renovável e a melhoria da capacidade dos Estados Unidos de competir em setores emergentes, como veículos elétricos. Funcionários do governo essencialmente veem esses objetivos – construir a infraestrutura do país e mudar para um futuro de baixo carbono – como inseparáveis. (…)