Apoie o DCM

Biden anuncia que irá revisar política de Trump em relação a Cuba

Da Reuters:

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden

O governo do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, irá revisar a política do país em relação a Cuba, informou a Casa Branca nesta quinta-feira, após o ex-presidente Donald Trump retroceder o histórico alívio das tensões com Havana realizado na era Obama.

“Nossa política em relação a Cuba é governada por dois princípios. Primeiramente, o apoio à democracia e aos direitos humanos —isso estará no cerne das nossas iniciativas. Em segundo lugar estão os americanos, especialmente os cubano-americanos, os melhores embaixadores pela liberdade em Cuba. Então iremos revisar as políticas do governo Trump”, afirmou a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, em um briefing a jornalistas.

Trump, um republicano, agiu de maneira rigorosa com a ilha caribenha após tomar posse em 2017, aumentado restrições de viagens e de remessas e impondo sanções em embarques de petróleo venezuelano destinadas ao país.

A política era popular entre a grande população cubana-americana no sul da Flórida, o que ajudou Trump a vencer no Estado em novembro, apesar da vitória do democrata Biden, o ex-vice-presidente de Barack Obama, na disputa nacional.

(…)