Apoie o DCM

Biden vence em pelo menos 9 estados na Super Terça contra Sanders

Bernie Sanders e Joe Biden. Foto: Wikimedia Commons

De Marina Dias na Folha de S.Paulo.

O ex-vice-presidente Joe Biden saiu na frente na votação desta Super Terça, a mais importante disputa das primárias democratas, e colocou em xeque a liderança e capacidade de o senador Bernie Sanders formar uma base ampla de apoio rumo à nomeação do partido à Casa Branca.

Segundo as projeções desta terça-feira (3), Biden venceu em 9 dos 14 estados em disputa nesta terça — Texas (o segundo estado com mais delegados em jogo), Virgínia, Carolina do Norte, Alabama, Oklahoma, Tennessee, Minnesota, Arkansas e Massachusetts—, enquanto Sanders levou 4 —Califórnia, o estado com mais delegados em disputa, Vermont, por onde é eleito senador, além de Colorado e Utah. O estado do Maine seguia sem vencedor definido durante a madrugada.

Antes da divulgação do resultado da Califórnia (mas apostando nela), o senador falou aos apoiadores que vai ganhar a indicação democrata “com certeza absoluta”. “E nós vamos vencer o presidente mais perigoso da história deste país.”

Logo depois, Biden comemorou com seus eleitores. “Estou aqui para dizer que estamos muito vivos”, disse em Los Angeles. “Nós começamos uma revolução, aumentamos o comparecimento.”

O resultado até agora coloca pressão sobre a candidatura do progressista e mostra que o bom momento de Biden após sua vitória na Carolina do Sul, no sábado (29), foi suficiente para atravessar mais uma etapa decisiva da corrida que pode levá-lo à convenção do partido, em julho, com fôlego para brigar voto a voto com Sanders.

(…)