Bilionária pede a galeria que exclua seu retrato de exposição

Gina Rinehart, a mulher mais rica da Austrália, pediu à Galeria Nacional do país que removesse seu retrato pintado pelo artista Vicent Namatjira de uma amostra.
A obra é um dos retratos apresentados na galeria de Camberra, capital da Austrália, como parte da primeira grande exposição do artista, que ganhou o Prêmio Archibald de artes plásticas em 2020. A exposição “Australia in Colour” inclui retratos da rainha Elizabeth III, rei Charles III, Jimi Hendrix e outras personalidades.
Segundo o jornal britânico The Guardian, a Galeria Nacional se recusou a atender o pedido da bilionária. A exposição continuará em cartaz até 21 de julho.
“Desde 1973, quando a Galeria Nacional adquiriu os ‘Blue Poles’ de Jackson Pollock, tem havido uma discussão dinâmica sobre os méritos artísticos das obras da coleção nacional e/ou em exibição na galeria […] Apresentamos obras de arte ao público australiano para inspirar as pessoas a explorar, experimentar e aprender sobre arte”, disse a Galeria Nacional da Austrália em nota.