Apoie o DCM

Bilionária pede a galeria que exclua seu retrato de exposição

Empresária australiana Gina Rinehart e seu retrato, feito pelo artista Vincent Namatjira. Foto: Reprodução/ National Gallery of Australia/Getty Images

Gina Rinehart, a mulher mais rica da Austrália, pediu à Galeria Nacional do país que removesse seu retrato pintado pelo artista Vicent Namatjira de uma amostra.

A obra é um dos retratos apresentados na galeria de Camberra, capital da Austrália, como parte da primeira grande exposição do artista, que ganhou o Prêmio Archibald de artes plásticas em 2020. A exposição “Australia in Colour” inclui retratos da rainha Elizabeth III, rei Charles III, Jimi Hendrix e outras personalidades.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a Galeria Nacional se recusou a atender o pedido da bilionária. A exposição continuará em cartaz até 21 de julho.

“Desde 1973, quando a Galeria Nacional adquiriu os ‘Blue Poles’ de Jackson Pollock, tem havido uma discussão dinâmica sobre os méritos artísticos das obras da coleção nacional e/ou em exibição na galeria […] Apresentamos obras de arte ao público australiano para inspirar as pessoas a explorar, experimentar e aprender sobre arte”, disse a Galeria Nacional da Austrália em nota.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link