Bloco homenageia Ricardo Galvão, diretor do Inpe demitido por Bolsonaro

DO GLOBO
O bloco de carnaval Lá em Cuba, em Cuba Lá, tradicional em São José dos Campos (SP), levou para o desfile na noite desta quarta-feira (19) o episódio polêmico entre Ricardo Galvão, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e o presidente Jair Bolsonaro, que terminou com a exoneração do físico.
O grupo, formado por pesquisadores, trabalhadores e ex-funcionários do Inpe, criou um bonecão em homenagem a Galvão, que no fim do ano foi eleito pela revista “Nature” como um dos 10 cientistas que se destacaram em 2019. O homenageado esteve no evento, que concentrou em frente ao Parque Vicentina Aranha, e virou parada obrigatória para selfies de amigos e apoiadores.
“Não podia esperar nunca [a homenagem]. Estou emocionado e isso mostra o apoio dos meus amigos e colegas do Inpe”, disse Ricardo Galvão.
Além do bonecão, a marchinha que embalou o grupo também fez referência direta ao episódio e ao desmatamento da Amazônia. A letra tem trechos como: “Se o Inpe fala pode acreditar” e “A alegria Acorda cedo/ Cuidado seu Jair/ Quem tem Nariz tem medo!”.
(…)