Apoie o DCM

Blogueiro bolsonarista pega 5 anos de prisão por fake news contra Moraes

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Carlos Moura/STF

O blogueiro Alexandre Cezar Zibenberg foi sentenciado a cinco anos de prisão em regime semiaberto por ter publicado uma fake news contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Na ocasião, em junho de 2020, Zibenberg usou sua conta no Instagram para publicar uma imagem do ministro juntamente a uma frase acusando Moraes de ter recebido propina do Cartel de Trens.

Segundo o processo, “o réu apresenta conduta social questionável, não sendo esta a primeira vez que vê seu nome envolvido na prática de ações desviantes. As anotações existentes em sua folha de antecedentes criminais fazem supor uma má conduta social, incompatível com o negócio jurídico pretendido. (…) Verifica-se, portanto, que o réu deturpou as matérias jornalísticas, com o único fito de macular a honra da vítima”.

O blogueiro fazia postagens recorrentes em seu canal nas redes sociais com ataques ao ministro. Em uma delas, Zibenberg acusa Moraes de utilizar o STF para interesses particulares. Ainda de acordo com a sentença, o réu diz estar arrependido dos ataques e conta que não repetiria as ofensas ao ministro.

Além da prisão, o juiz Rudi Baldi Loewenkron, da 34ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, também sentenciou Zibenberg a pagar 117 dias-multa, sendo o valor de cada dia estabelecido em 1/10 do salário mínimo. O réu poderá recorrer da sentença em liberdade.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link