Apoie o DCM

Blogueiro Oswaldo Eustáquio será tratado na Papuda por Nise Yamaguchi, médica da cloroquina

O blogueiro Oswaldo Eustáquio – Reprodução/Instagram Oswaldo Eustáquio

De Manoela Alcântara no Metrópoles.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) autorizou, nesta segunda-feira (28/12), que o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio tenha acompanhamento médico de duas especialistas e uma enfermeira enquanto estiver sob a custódia do Complexo Penitenciário do Distrito Federal. A decisão é do juiz substituto Bruno Aielo Macacari, da Vara de Execuções Penais (VEP).

De acordo com o magistrado, a decisão permite que as médicas Nise Yamaguchi e Maria Emília Gadelha Serra tenham acesso ao presídio para a realização de ozonioterapia, tratamento de medicina alternativa que alega aumentar a quantidade de oxigênio no corpo introduzindo ozônio.

Yamaguchi chegou a ter o nome cotado para assumir o Ministério da Saúde quando o então ministro Nelson Teich foi o escolhido, mas que acabou permanecendo poucos meses no cargo.

“A juntada aos autos do termo de consentimento informado do paciente indica a observância da autonomia do paciente e sua compreensão do objetivo da ação e consequências pertinentes à ozonioterapia proposta. Por todo o exposto, com fundamento no artigo 43 da LEP, autorizo o acesso imediato das médicas Nise Hitomi Yamaguchi e Maria Emília Gadelha Serra e da enfermeira Karol Jota Barbosa ao paciente Oswaldo Eustáqui Filho, para a finalizade específica de ministração do tratamento ora proposto (ozonioterapia e ministração endovenosa de vitaminas)”, escreveu.

(…)