Apoie o DCM

Boi de piranha: DEM estimula Pacheco a concorrer à presidência enquanto negocia com Ciro

Da Folha de S.Paulo

Rodrigo Pacheco. — Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Em meio a um cenário cada vez mais consolidado de que Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estarão na eleição presidencial de 2022, lideranças de partidos de centro passaram a estimular o nome do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), na corrida ao Palácio do Planalto.

Embora o senador negue a intenção de concorrer à sucessão Bolsonaro, a cúpula do DEM e líderes de partidos como o PSD o enxergam como potencial candidato e passaram a ventilar a hipótese nos bastidores.

Ao mesmo tempo, o presidente do DEM, ACM Neto, tem discutido com Ciro Gomes (PDT) uma solução conjunta para uma terceira via.

Ambos reuniram-se recentemente, por cinco horas, na casa de Ciro, em Fortaleza. O compromisso deles é de que o PDT e o DEM buscarão um projeto para se contrapor a Bolsonaro e Lula.

Na reunião, ficou acertado que, embora esteja cedo para falarem em aliança, ACM Neto auxiliará na aproximação de Ciro com partidos e nomes de centro. (…)

Pacheco tem sido visto como menos alinhado ao Planalto do que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A CPI da Covid no Senado, a ser instalada nos próximos dias, colocou Pacheco em posição de desgaste com Bolsonaro, embora o senador tenha se manifestado contrário à comissão neste momento.

(…)