Apoie o DCM

Bolsa Família diminuiu a pobreza, mas avanços na qualificação são pequenos, diz estudo

 

“Os estudos podem divergir quanto às magnitudes, mas já existem evidências acumuladas de que o Bolsa Família ajudou a reduzir a pobreza no país — pelo número de famílias beneficiadas e por estar predominantemente focalizado nos mais pobres.”,  diz o professor da Escola de Economia de São Paulo da FGV, André Portella Souza.

“Já as evidências positivas de impactos sobre a acumulação do capital humano nas novas gerações são muito tênues ou de pouca magnitude. Os impactos sobre a educação das crianças e jovens beneficiadas são positivos, mas pequenos. Observam-se pequenas melhorias na frequência à escola e na progressão escolar. Não se encontram diferenças favoráveis em proficiência e não se encontram efeitos favoráveis em indicadores de saúde como nutrição e vacinação.”

A conclusão, segundo ele, é que “o programa tem sido efetivo em focalizar as transferências de renda para as famílias mais pobres, mas não tão efetivo em estimular de maneira significativa a acumulação de capital humano das novas gerações.

Saiba Mais: Unisinos