Apoie o DCM

Maioria de “bolsonaristas arrependidos” quer a volta de Lula à presidência em 2022

Lula ao lado do povo
Lula é o candidato preferido dos bolsonaristas arrependidos – Foto: Reprodução

Uma grande parcela dos chamados “bolsonaristas arrependidos” pretende votar em Lula em 2022. Quem revela é um estudo feito pelo IREE, conhecidos pela empresa de cursos Kope, e o Lemep (Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública).

Segundo o site O Cafézinho, a pesquisa conversou com 24 grupos, cada um com oito participantes. A entrevista ocorreu nas seguintes capitais: São Paulo, Rio, Curitiba, Goiânia, Belém e Recife. Os temas relacionados foram sobre a cultura e ao voto bolsonarista.

Todos os entrevistados escolheram Bolsonaro em 2018. Porém, eles são “bolsonaristas arrependidos”. Uma parcela quer um nome de “terceira” via”, pois não gosta e não quer o retorno do PT.

Só que a pesquisa também mostra que “uma expressiva maioria defende o voto convicto em Lula”. “Eu acho que a gente só dá valor àquilo que a gente perde. Acredito que Bolsonaro foi eleito justamente pelo discurso dele de mudança. Eu obviamente votaria no Lula”, chegou a dizer um dos entrevistados.

Cientista político da UERJ, João Feres, que foi um dos coordenadores da pesquisa, explicou o resultado da pesquisa. “O lavajatismo, ou seja, a desvalorização da política e sua redução à questão da corrupção, foi a base do voto no B em 2018. Praticamente todos declaram ter votado nele por estarem fartos da política tradicional”.

Feres ainda completa: “O movimento antipolítica e anti-PT foi tão forte que angariou votos até de progressistas mais desavisados”.

O relatório ainda aponta o seguinte: “Sobre o pleito de 2022, os arrependidos manifestam altíssima rejeição a Bolsonaro, expresso pelos sentimentos de traição e de decepção. Diversos entrevistados afirmam que se trata do ‘maior arrependimento da vida’”.

Leia mais:

1 – Palmeiras x Cuiabá: saiba onde assistir partida pela 17ª rodada do Brasileirão

2 – Biografia de Moro encalha e é vendida por R$ 3,98

3 – Governo Dória impõe 5ª multa a Bolsonaro por infração sanitária; valores chegam a R$ 3 mi

Evangélicos e Bolsonaro

Os evangélicos são os que mais apoiam Bolsonaro. A pesquisa aponta que isso ocorre por questões morais, universo social fechado e canais próprios de comunicação. Além de preconceitos contra a esquerda por conta de notícias fakes.

Covid e Bolsonaro

O estudo ainda mostra que Bolsonaro ficou desmoralizado por conta da pandemia. Seu negacionismo custou caro e fez muitos eleitores se arrependerem de ter votado nele em 2018.

Volta do Lula

A pesquisa termina com a conclusão que muitos “bolsonaristas arrependidos” não apoiam o PT. Mas consideram uma grande possibilidade de votar em Lula. Há uma grande parcela que fala abertamente em votar no ex-presidente em 2022.

Todos os detalhes da pesquisa podem ser lidos no site O Cafezinho.