Apoie o DCM

Bolsonaristas cospem no rosto de fotógrafos durante manifestação em Brasília

Do Correio Braziliense

Ato pró-Bolsonaro

Dois fotógrafos do Distrito Federal levaram cusparadas no rosto da parte de um apoiador do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), enquanto acompanhavam uma manifestação pró-governo, promovida na manhã dessa quarta-feira (31/1), na Esplanada dos Ministérios. Uma ocorrência foi registrada pela delegacia eletrônica.

Correio Braziliense conversou com um dos profissionais, que relatou a situação. Claudio Reis, 46 anos, trabalha há mais de duas décadas como fotógrafo e, atualmente, presta serviço à agência Frame Photo. Em mais um dia de trabalho, Claudio registrava o ato pró-governo. A maioria dos manifestantes carregava a bandeira do Brasil.

“Cheguei próximo ao carro de som e fiz a foto de um homem, que cobriu o rosto com a bandeira. Ele me perguntou onde eu trabalhava e, após eu dizer que era ‘freela’ de uma agência, ele me repreendeu e, em tom agressivo, afirmou que a imprensa não podia estar ali”, declarou. (…)

Claudio, então, foi tirar fotos do outro lado quando foi surpreendido por um cuspe próximo à face. Segundo ele, em todos esses anos de profissão, essa foi a primeira vez que o profissional passou por uma situação como essa.

Pelas redes sociais, profissionais da área demonstraram indignação com a repreensão dos bolsonaristas. Um deles escreveu: “Imprensa livre. Fotógrafos são impedidos de registrar ato em favor de Bolsonaro. Manifestantes colocam bandeiras na frente das lentes dos fotógrafos, o ato mais grave foi uma cusparada no rosto de um amigo.” (…)