Apoie o DCM

Bolsonaristas espalham fake news de que 1ª dama do ES se curou da covid-19 com cloroquina

Do G1:

Renato Casagrande e a primeira-dama Maria Virgínia Casagrande

Circula nas redes sociais que a primeira-dama do estado do Espírito Santo, Maria Virgínia Casagrande, se curou da Covid-19 com um protocolo hospitalar com cloroquina. É #FAKE.

A primeira-dama foi internada no Hospital da Unimed em Vitória, que diz que se trata de uma afirmação falsa. O protocolo não é utilizado no hospital. O governo capixaba também nega o boato. “É fake news. A primeira-dama não utilizou o medicamento”, informa a assessoria de comunicação à CBN.

Uma versão da mensagem falsa diz: “Primeira-dama recebe alta após quatro dias em hospital. Terapia recomendada para residência se TC (tomografia computadorizada) for sugestiva de Covid, sem critério clínico de internação: 1. Hidroxicloroquina 2. Azitromicina”.

Em nota oficial, a Unimed Vitória afirma que “adota os protocolos cientificamente comprovados no tratamento à Covid-19” e que “lamenta esse tipo de montagem, que tem o objetivo de confundir a população e levar a interpretações equivocadas sobre um tratamento tão sério, como é o da Covid-19”.

(…)